Quem somos

A história da criação da École Québec no Brasil e quem são os membros da nossa equipe.

Sobre nós

A École Québec é uma escola de francês com cursos que preparam para o mercado de trabalho canadense, estudos no exterior e provas de proficiência para imigração. O material didático foi criado e desenvolvido por uma equipe de profissionais com formação em ensino de línguas estrangeiras e é totalmente focado no Québec. As aulas são dadas em grupos pequenos e focam na conversação. A École Québec está presente em São Paulo e no Rio de Janeiro, além de contar com salas de aula virtuais para cursos online para todo o Brasil.

Temos orgulho em dizer que a École Québec é a única escola de francês no Brasil criada e operada por quebequenses. Isso quer dizer que conhecemos muito bem o Québec. Ela é especializada no ensino do francês falado no Québec, nos aspectos culturais e nos valores compartilhadas pela sociedade quebequense. Todos os professores da rede École Québec são nativos do Québec, da França e da África ou viveram em um país francófono.

História

Catherine Potvin
Fundadora
catherine@ecolequebec.com

Foi em agosto de 2005 que a quebequense Catherine Potvin, fundadora da École Québec chegou em Curitiba para fazer uma parte do seu mestrado.

Logo, conheceu a Geneviève do Centre Québec e começou a acompanhar algumas turmas do Centre. Um ano depois, Catherine já estava passeando de estação em estação no metrô em São Paulo, procurando uma casa onde poderia montar uma escola de francês especializada em preparação para o processo de imigração ao Québec, inspirada no modelo do Centre Québec.

Depois de encontrar a casa da Rua Loefgren, iniciou com uma única sala de aula na qual ensinava para alunos particulares. Com a ajuda desses primeiros alunos particulares, começou a divulgação em fóruns e grupos de discussão na internet.

Em janeiro de 2007, as duas primeiras turmas abriram. Mandamos um abraço especial a esses alunos que confiaram no projeto logo no início. No final de 2007, Catherine e mais 5 alunos da École Québec participaram do documentário “O último que sair fecha a porta” que foi divulgado no final de 2008 na TV cultura, dando maior visibilidade à escola. Em 2008, uma segunda unidade da École Québec foi inaugurada no Rio de Janeiro.

Nos orgulhamos em ter ajudado mais de 2000 ex-alunos espalhados pelo Canadá e ter recebido cerca de 100 quebequenses que compartilharam sua língua e cultura com os nossos alunos.

Em 2019, Catherine Potvin voltou a morar no Québec e deixou a École Québec nas mãos de seu sócio, Serge Boire. Arthur Marra, então coordenador, também se juntou ao time da rede criada pela Catherine.

Serge Boire
Diretor-Geral serge@ecolequebec.com

Serge Boire é Sócio-diretor e Diretor-Geral da École Québec.

Nasceu em Montreal e é formado em Jornalismo. Atuou durante quase 20 anos no Canadá como jornalista para vários redes de televisão, estações de rádio e jornais.

Em 2010, ele deixou o seu emprego em Montreal e foi atrás do seu sonho profissional: ser correspondente internacional. Como não havia nenhuma presença jornalística profissional do Québec no Brasil, ele se mudou para o Rio de Janeiro em dezembro de 2010.

Rapidamente, Serge conseguiu se tornar a referência jornalística das mídias quebequenses no Brasil. Ao longo dos últimos 10 anos, ele informou o público quebequense sobre as principais noticiais e movimentos sociais do Brasil. Hoje mesmo, Serge continua fazendo matérias pontuais para a rede pública de rádio e televisão da Ici Radio-Canada, e as rádios do grupo COGECO Média no Québec.

Foi em 2010 que ele descobriu a École Québec no Rio de Janeiro. Apaixonado pela língua francesa e também pela história do Québec, Serge se tornou professor na École, dando aulas à noite durante a semana e nas manhãs de sábado.

Serge se apaixonou pela missão da École Québec e pelos sonhos dos seus alunos. Em 2018, ele assumiu a unidade da École Québec do Rio de Janeiro e em 2019, a unidade da École Québec de São Paulo, com a saída da Catherine do Brasil.

Arthur Marra
Coordenador pedagógico arthur@ecolequebec.com

Arthur Marra é Sócio-Diretor e Coordenador pedagógico da École Québec.

Nascido em uma cidade pequena do interior do Estado de São Paulo, Arthur queria aprender francês desde criança, mas só conseguiu realizar esse sonho na faculdade, quando se mudou para São Paulo.

Começou a estudar francês no curso de Letras da Universidade de São Paulo, onde se formou como Bacharel e Mestre em Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos em Francês.

Em 2013, viveu em Rennes, na França, para aprofundar seu conhecimento em francês. Lá, ele cursou algumas disciplinas do mestrado em Francês como Língua Estrangeira na Université de Rennes 2.

Tendo voltado ao Brasil, começou a se envolver com a pesquisa acadêmica e se juntou a um grupo de pesquisa que estuda o ensino e a aprendizagem de francês como língua estrangeira, o ALTER-AGE-CNpq. Foi graças a isso que, em 2015, ele trabalhou como Assistente de Pesquisa no Departamento de Francês da University of Victoria (UVic), Canadá e que, em 2018, enquanto fazia seu mestrado, atuou como pesquisador na Université de Sherbrooke (UdeS), no Québec.

Mais recentemente, em 2019, trabalhou como professor de Português e de Francês para alunos canadenses da University of Guelph (UofG), no Canadá.

Arthur é o principal criador dos livros de ensino e da metodologia de ensino do francês na École Québec. Ele, a Catherine e o Serge, dedicaram quase dois anos para criar os quatro livros utilizados na École Québec. Apaixonado pela língua francesa e pelo Québec, a missão do Arthur é de manter um alto nível de ensino nas duas unidades da École e nas salas virtuais dos cursos online.

Nossa equipe

Unidade São Paulo

Thais Rodrigues
Midias Sociais thais@ecolequebec.com



Thais Rodrigues é formada em comunicação social com ênfase em publicidade e propaganda, e técnica em processos fotográficos.

Ela faz parte da equipe da École Québec de São Paulo desde novembro de 2018 e atua na criação de conteúdo para as redes sociais e blog da escola.

Stephanie
Atendimento ao cliente stephanie@ecolequebec.com




Stephanie construiu seu conhecimento e prática de atendimento, em um trabalho voluntário que durou 3 anos, e se estendeu a um intercâmbio para Espanha.

Após esse período, iniciou curso técnico em Gestão de RH e começou a atuar na área administrativa. Ela faz parte da equipe da École Québec desde o início de 2020 trabalhando no atendimento ao cliente.

Unidade Rio de Janeiro

Jiří Girčák
Gerente & Financeiro financeiro@ecolequebec.com



Jiri Gircak é formado em Letras pela Universidade de Brno, República Tcheca, atualmente pós-graduando em Administração de empresas pela FGV.

Ele faz parte da equipe da École Québec desde 2017 como auxiliar administrativo, e recentemente, como financeiro e gerente administrativo.

Carolina Rabelo
Auxiliar administrativo carolina@ecolequebec.com



Carolina Rabelo é formada em Letras pela Universidade Federal do Maranhão, atualmente doutoranda do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar de Linguística Aplicada da UFRJ.

Ela faz parte da equipe da École Québec desde de 2014 como auxiliar administrativo.

O que você está esperando?

École Québec – São Paulo

École Québec – Rio de Janeiro