Novidades

É difícil morar no Canadá? Por que o Québec pode ser uma ótima opção?

Postado por:École Québecem:24/09/2021

Morar no Canadá é o sonho de muitos latino-americanos. Concretizar esse desejo significa oferecer à sua família, e a você mesmo, acesso a educação de qualidade, maior segurança, empregabilidade e boa remuneração, dentre outras vantagens. 

Você também compartilha dessa ambição, mas tem dúvidas sobre se é difícil morar no Canadá? Então temos boas notícias! O Canadá é o país que melhor recebe imigrantes no mundo, segundo a Gallup World Poll. Além disso, a expectativa do governo canadense é receber 1,2 milhão de imigrantes até 2023!

O Québec, em particular, possui regras próprias para imigração e autonomia para acolher milhares de  imigrantes por ano! Devido à falta de mão de obra, a província francófona possui políticas públicas desenhadas justamente para receber estrangeiros e suas famílias. 

Vamos falar mais sobre isso a seguir. 

Por que o Québec pode ser uma ótima opção?

Você decide que quer sair do seu país de origem para buscar uma oportunidade no Canadá. Faz a sua lista de prós e contras, pensa em como vai se recolocar no mercado de trabalho sendo estrangeiro, preocupa-se com a adaptação de sua família. E então surge a questão: será que é difícil morar no Canadá? 

Vamos te mostrar como o Québec pode ser a solução para suas aflições! 

Bon appétit!

Assim como os latino-americanos, os quebequenses adoram socializar em torno de uma mesa com boa comida. No Québec é comum a reunião de amigos e familiares para apreciar um belo jantar enquanto aproveitam a companhia uns dos outros. Essa proximidade de costumes facilita muito a sociabilidade.

O jeitinho québécois

Os latino-americanos são conhecidos por serem intensos e isso destoa do comportamento mais contido dos canadenses. Contudo, a colonização e a formação cultural da província do Québec trouxe um tempero diferente ao jeitinho québécois, tornando-o mais caloroso, solidário e acolhedor.

Essa característica favorece à integração do imigrante latino-americano à comunidade québécois. Quanto mais confortável você se sentir em um país estrangeiro, mais fácil será sua adaptação, então considere esse fator ao avaliar se é difícil morar no Canadá.

Mercado de trabalho

No Québec, existe uma grande demanda por mão-de-obra para pessoas com diferentes graus de formação, em especial, profissionais de Tecnologia da Informação, Usinagem, Transporte, Enfermagem e Engenharias. Mesmo sem nível superior, é possível ter boa remuneração e manter um estilo de vida equilibrado.

A língua francesa e suas irmãs

A população do Québec é predominantemente francófona, resultando em uma grande vantagem para latino-americanos. Isso porque o francês, o espanhol e o português são línguas irmãs! Esses três são idiomas românicos, ou seja, derivados do latim e guardam muitas semelhanças. Portanto, falantes de espanhol ou português têm maior facilidade para aprender o francês. 

Como dominar essa língua é imprescindível para imigrar para o Québec, temos ainda uma vantagem no quesito concorrência. Isso porque um número bem maior de pessoas falam (ou estudam) inglês, e competem por vagas de imigração com as pessoas que dominam esta língua ao redor do mundo e que sonham em morar no Canadá. 

Por não considerarem estudar o francês, uma grande massa acaba excluindo o Québec como porta de entrada rápida para residir no Canadá. Em resumo, as oportunidades são mais vastas para aqueles que estão dispostos a aprender a belíssima língua francesa.

*

Viu como não é tão difícil morar no Canadá? E o Québec é mesmo um ótimo destino, não é? Aqui no blog da École Québec, você encontra curiosidades, dados e orientações para quem busca estabelecer-se na província do Québec ou até mesmo apenas aprender a encantadora língua francesa. 

Gostaria de estudar e trabalhar no Québec? Descubra aqui quais são as profissões que estão em alta demanda e conheça oportunidades para morar no Canadá!

EnglishFrenchPortugueseSpanish