Novidades

Como aprender francês rápido

Postado por:École Québecem:25/06/2021

Como aprender francês rápido para conseguir cumprir os pré-requisitos necessários para estudar ou morar fora do Brasil? Esse é um questionamento frequente para quem tem o sonho de fazer graduação fora ou procura oportunidades de estudo e trabalho. É uma pergunta latente até mesmo para quem gosta de estudar línguas estrangeiras e sente-se atraído pelo francês. 

Realmente, aprender algo em pouco tempo sempre é desafiador, ainda mais um assunto tão complexo e com diversas camadas como um idioma. No entanto, existem cursos onde as metodologias oferecidas encurtam o processo e acrescentam agilidade no ensino-aprendizagem da língua. 

Este post fala justamente sobre isso. Nele, você vai aprender sobre como selecionar caminhos para descobrir como aprender francês rápido. Vamos lá?! 

Como é a metodologia tradicional de ensino de francês?

Como aprender francês rápido?

Para entender melhor sobre como aprender francês rápido, é importante refletir sobre a metodologia tradicional oferecida no ensino e aprendizagem dessa língua. 

A maioria dos cursos utiliza livros originários da França como material didático. São materiais exportados para o resto do mundo, independentemente da língua falada no país onde será ensinado, sem qualquer adaptação ao contexto ou característica do lugar. 

Atualmente, as metodologias de ensino modernas defendem que o ensino deve ser personalizado para cada público. Ou seja, uma pessoa que fala espanhol desde que nasceu aprende de maneira diferente de quem possui inglês como língua mãe. Utilizar o mesmo material para todos é partir do princípio que quem fala inglês terá a mesma facilidade do que quem fala espanhol, o que sabemos não é verdade.

Por isso, cursos que usam materiais ‘internacionais’ demais precisam ser vistos com outros olhos. Isso reduz a velocidade que você poderia concluí-lo porque o material não considera algumas particularidades que podem potencializar a sua aprendizagem. 

A metodologia da École Québec, por exemplo, foi desenvolvida no Brasil e é destinada para pessoas que falam línguas latinas. Isso acrescenta celeridade no processo, já que as pessoas que falam espanhol e português possuem mais facilidade de aprender francês em razão delas compartilharem o mesmo tronco linguístico. 

Dicas de como aprender francês rápido

A École Québec possui uma vasta experiência no ensino de francês, consolidada em mais de 15 anos de atuação. Por isso, separamos as dicas abaixo para te auxiliar em como aprender francês rápido. 

Leia todas com um olhar contemplativo, onde você é o protagonista e corresponsável pela sua própria aprendizagem, o que significa que possui uma participação completamente ativa. Isso vai ajudar o entendimento de cada um dos itens. 

Dica 01: tenha disciplina 

Aprender rápido é relativo, depende diretamente do tempo em que você se dedica para estudar determinada língua. Por isso, a primeira dica é: tenha disciplina. Para cada dia de aula é importante dedicar pelo menos 30 minutos de estudos. 

Dica 02: crie sua própria a imersão

O contato diário com a língua ajuda a compreender melhor as nuances dos idiomas. Para isso, ajuda (e muito) utilizar os seus dispositivos eletrônicos em francês, por exemplo. 

Também aconselhamos que você assista filmes, veja séries, ouça músicas… aqui no blog da École Québec existem diversos materiais que podem te apoiar nisso. Além disso, trazemos dicas de conteúdos em francês constantemente em nossas redes sociais.

Dica 03: entre em grupos de conversação 

A melhor forma de aprender é colocando em prática. Por isso, procure conexões para treinar seu francês, entre em contato com pessoas falantes do idioma, amigos, familiares, colegas… Procure grupos de conversação e pratique. 

Dica 04: tenha um caderno 

Desde os primórdios da humanidade, escrever é uma das melhores formas de memorização. Por isso, treine e anote as informações no seu caderno, de preferência à mão. Outro ponto interessante é fazer o máximo de exercícios possíveis, anotando sempre no seu caderno. 

Dica 05: utilize aplicativos (com um olhar crítico)

Utilize aplicativos para apoiar os seus estudos. Existem opções muito interessantes por aí, no entanto, sempre enxergue essas ferramentas com uma certa ressalva. Principalmente, quando estamos falando sobre tradutores digitais. Por isso, uma dica final é sempre ter um dicionário físico ou on-line em mãos e utilizá-lo como suporte. 

Seguindo essas cinco dicas e considerando o quão importante é a adequação da metodologia no ensino do idioma, você vai encontrar caminhos de como aprender francês rápido. Seja protagonista da sua aprendizagem e teste formatos que façam sentido para você. 

Não tenha medo de arriscar. Lembre-se que aprender é um processo humano e, por isso, cabível a falhas. Quando for necessário, será corrigido. O importante, sempre, é aprender maneiras para aprimorar o seu conhecimento.  

Aqui no blog da École Québec, você encontra diversas informações, dicas e orientações de como aprender francês québécois além de oportunidades de estudos e trabalhos no Québec. Explore nosso conteúdo! 

EnglishFrenchPortugueseSpanish