Novidades

5 pessoas famosas que você não sabia que são canadenses

Postado por:École Québecem:26/03/2021

Existe uma piada que diz que metade das celebridades dos Estados Unidos são, na verdade, canadenses. É um dito popular e, assim como outros, surgiu de uma sabedoria observada no cotidiano. De fato, uma boa parte das pessoas famosas e artistas no país (e no mundo) são, na verdade, originárias do Canadá.

O fato é compreensível já que a cultura canadense, tanto das regiões anglófonas quanto do Québec (província que fala francês), possui costumes únicos e um viés artístico extremamente acentuado. Por isso que o país é um verdadeiro exportador de cantores, músicos, atores, compositores…até esportistas. 

Aqui neste post, você irá conhecer cinco pessoas famosas que, provavelmente, não sabia que eram canadenses. Mais precisamente, quebequenses. 

Essa é uma curiosidade interessante, daquelas citadas nas conversas casuais do dia a dia e que, de quebra, te coloca em contato com a cultura.O que é importante, justamente se imigrar para o Québec está no seu radar.

Por que existem tantas pessoas famosas canadenses? 

Muitas das pessoas famosas que você pensa que são estadunidenses são, na verdade, canadenses. É natural que o Canadá tenha tantas pessoas conhecidas, uma vez que é um país culturalmente rico e tem grande tradição esportiva. São praticantes assíduos de atividades físicas ao ar livre , além de serem referências em esportes de inverno, como hockey no gelo e curling.

O Québec é conhecido por ser uma província que acolhe diferentes povos e tradições, tornando-se um verdadeiro polo multicultural. Os festivais de música são mundialmente famosos. Os eventos de fim de ano são verdadeiros espetáculos. 

Fora a música eletrônica, inverno, luzes e jazz, o Québec é conhecido mundialmente pela comédia e pela forma irreverente de ver a vida. O Juste pour rire é a maior prova disso.

Além disso, o Canadá possui uma cultura esportista muito influente, notável na participação constante do país nos pódios das principais competições de cada categoria. Basta olhar o ranking de medalhas das últimas Olimpíadas para comprovar esse fato.

Pessoas famosas que são, na verdade, canadenses  

Os cantores Michael Bublé, Neil Young, Justin Bieber, Bryan Adams e as cantoras Sarah MacLaughan, Shania Twain e Avril Lavigne. 

Os atores Keifer e Donald Sutherland, Jim Carrey, Seth Rogen, Michael J. Fox, Keanu Reeves, Ryan Reynolds, Ryan Gosling, Michael Cera…

As atrizes Cobie Smulders, Rachel McAdams, Pamela Anderson, Evangeline Lilly, Sandra Oh, entre outras…

A lista é longa. 

Se tem uma personalidade que você gosta, coloca no Google. Existe uma alta chance dela ser canandense. Algumas em particular, como as citadas abaixo, nasceram no Québec. Confira! 

Pessoas famosas que são, na verdade, canadenses  quebequenses

  1. Céline Dion 

A cantora ganhou todos os holofotes do mundo na apresentação da canção ‘My Heart Will Go On’, música tema do filme Titanic, em 1998, escrito e dirigido por James Cameron – também canadense. 

Mesmo antes do feito, que rendeu o Oscar de Melhor Canção, a intérprete era mundialmente famosa pela sua voz vibrante e presença de palco. O que poucas pessoas sabem é que Céline Marie Claudette Dion nasceu em Charlemagne, uma vila da província de Québec. 

  1.  Xavier Dolan

O ator e cineasta canadense nasceu em Montréal, Québec e iniciou a carreira muito jovem. No entanto, sua carreira deu um salto quando ganhou os holofotes com o filme J’ai tué ma mère (Eu Matei Minha Mãe, em português). Sua atuação nessa obra rendeu uma premiação no Festival de Cannes, em 2009, quando o ator tinha apenas vinte anos.

  1. Georges St-Pierre

Georges St. Pierre, conhecido como GSP, é um ex-lutador de MMA, campeão peso-médio e peso-meio-médio do UFC. 

Nascido em Saint-Isidore, no Québec, GSP é considerado como um dos maiores lutadores de MMA de todos os tempos. Em 2009, ganhou o prêmio World MMA Awards de Lutador do Ano e já foi eleito três vezes consecutivas (2008, 2009, 2010) como maior atleta canadense do ano. 

Além do octógono, já se arriscou nas telonas, fazendo uma participação, inclusive no filme Capitão América 2: O Soldado Invernal, de 2014.

  1. Jacques Villeneuve 

Jacques Villeneuve é um piloto, ex-campeão de duas das principais categorias do automobilismo mundial: Fórmula Indy (1995) e da Fórmula 1 (1997). O  piloto quebequense, nascido em Saint-Jean-sur-Richelieu, é uma das únicas quatro pessoas da história que conquistaram feitos semelhantes. 

Membro de uma família ligada ao automobilismo, seu pai, Gilles Villeneuve, é uma lenda da Fórmula 1, chegando ao vice- campeonato em 1979. Ele veio a falecer durante um treino de qualificação do Grande Prêmio da Bélgica, em 1982. Seu tio, Jacques-Joseph Villeneuve, também correu na categoria, porém sem muito sucesso. 

  1. Eugénie Bouchard 

Eugenie “Genie” Bouchard é uma tenista que ganhou muito destaque no início dos anos 2010 ao vencer o torneio júnior de Wimbledon em 2012, chegando ao 5o lugar do ranking mundial em 2014. 

Sua carreira começou aos cinco anos de idade e, então, com 12 anos mudou-se para os Estados Unidos onde reside atualmente. 

Com uma notável esquerda com as duas mãos, a esportista nascida em Montreal, foi a primeira canadense a chegar na final de um Grand Slam. Seu talento e carisma fez com que se tornasse uma das mais bem pagas do mundo. 

Esses são alguns dos nomes de artistas e esportistas conhecidos mundialmente e que são canadenses ou quebequenses. 

Agora, no final deste post, você conheceu mais sobre a origem de atletas, atores, cantores, atrizes ou compositores do Canadá e está apto a puxar essa conversa em um bate-papo com os amigos. Saber mais sobre um país é uma das maneiras de conhecer sobre a sociedade, cultura e se ambientar em um novo lugar. 

Se você pretende visitar ou até imigrar para o Canadá, é interessante saber mais sobre o país. Aqui no blog da École Québec, você encontra curiosidades, dados, orientações e outras informações essenciais para quem busca estabelecer-se na província do Québec ou até mesmo apenas aprender a encantadora língua francesa.

Gostaria de estudar e trabalhar no Québec? Descubra aqui quais são as profissões que estão em alta demanda e conheça oportunidades para morar no Canadá!

EnglishFrenchPortugueseSpanish