Novidades

Quem pode morar no Canadá: conheça quais são os pré-requisitos

Postado por:École Québecem:05/03/2021

Quem pode morar no Canadá? Essa é uma pergunta interessante. Estabelecer-se em outro país é um desejo de uma parte dos brasileiros que estão incomodados ou insatisfeitos com as condições de vida por aqui. Normalmente, este é o gatilho para o início das buscas de um novo lugar para viver. 

Durante essa procura, é usual deparar-se com o Canadá e ficar encantado com a possibilidade de viver por lá. Afinal, a lista de benefícios é longa: ensino de qualidade gratuito, alto nível de segurança e sistema de saúde público de referência…

Para quem está à procura de boas condições de vida para criar os filhos e está aberto às possibilidades de mudar-se com a família, essas razões saltam aos olhos. A melhor parte é que o Canadá (mais especificamente o Québec) possui  programas governamentais consistentes de incentivo à imigração. 

Aqui neste post, você vai conhecer mais sobre como funciona o processo imigratório para o Québec, a província francófona do Canadá, os pré-requisitos e como começar a se preparar. Vamos lá? 

Quem pode morar no Canadá? Québec está à procura de mão de obra 

quem pode morar no Canadá

Quando as pessoas procuram sobre quem pode morar no Canadá, frequentemente descobrem o Québec e se apaixonam. Primeiro, porque é uma província acolhedora, com ótimas oportunidades profissionais, altos padrões de qualidade de vida e respeito à diversidade. 

Devido às influências de estrangeiros de origem latinas, os brasileiros adaptam-se facilmente à dinâmica da cidade, construindo um senso de pertencimento. Sem contar que a cultura e os costumes dos quebequenses são similares: é um povo caloroso e socialmente ativo. 

O Québec é uma região disponível para receber estrangeiros que queiram construir uma comunidade diversa e equitativa. Além disso, existem boas oportunidades de trabalho e estudo em diversas áreas, principalmente porque o Québec possui um déficit de mão de obra notável.

Isso acontece devido ao número de habitantes aptos ao trabalho não acompanhar o crescimento econômico e a abertura de vagas de trabalho.

Para preenchê-las, o Governo da província esforça-se constantemente para oferecer processos de residência permanente, tanto para estudantes quanto para trabalhadores qualificados. 

As vagas para profissionais de Tecnologia da Informação e Enfermagem, por exemplo, estão constantemente abertas. 

Quem pode morar no Canadá? Conheça os pré-requisitos 

quem pode morar no Canadá

Por essas razões, entre outras tantas, o Québec destaca-se como destino dentro do Canadá para imigrar com a sua família. Se você fizer uma busca mais profunda na internet, vai encontrar alguns depoimentos de pessoas que fizeram essa escolha – e não se arrependeram. 

Se você está considerando seriamente começar um processo imigratório para o Canadá, pense na possibilidade de ir para o Québec. Para isso, é interessante conhecer os pré-requisitos de quem consegue um visto de permanência, não raramente, para toda a família. 

Abaixo, listamos quais são: 

Nível de francês intermediário

O Québec é uma sociedade equitativa, plural, acolhedora e diversa, com creches gratuitas, sistemas de saúde e educação públicos de alta qualidade, vida cultural intensa, variada e acessível a todos os bolsos. 

No entanto, para morar no Québec é necessário saber falar francês. Diferente das outras partes do Canadá, é uma região francófona (com uma história interessantíssima) e, por isso, as chances de contratação estão ligadas à fluência do idioma. É importante ter, no mínimo, o nível intermediário. 

Pode parecer difícil mas fazendo aulas três vezes por semana, é possível chegar ao nível intermediário em apenas 10 meses. 

Experiência de trabalho entre 1 e 3 anos

Existem diversas formas de imigrar para o Québec. Uma delas é através das 

Journées Québec (JQ), as missões de recrutamento oficiais, onde as pessoas candidatam-se daqui do Brasil e aumentam as chances de contratação. É um dos caminhos mais indicados para conseguir o visto de permanência. 

As JQ foram desenvolvidas para ajudar as empresas da província a recrutar profissionais qualificados fora do país. Uma das exigências para começar o processo imigratório por esse caminho é possuir experiência de trabalho de um a três anos na profissão. 

Disposição para contribuir com o desenvolvimento do Québec 

O Québec é reconhecido por acolher imigrantes que compartilham os valores da sociedade quebequense e, idealmente, possuem experiência nos setores com grandes demandas. 

Por isso, um dos pré-requisitos para iniciar um processo imigratório é receber pessoas que estejam dispostas integrar-se à cultura, aprendendo francês,  compartilhando valores semelhantes e trabalhando em comunhão com a população local para o desenvolvimento da província. 

Quem pode morar no Canadá?

quem pode morar no Canadá

Se você está disposto a aprender francês, possui experiência profissional e tem interesse genuíno em contribuir com essa sociedade, então você cumpre o check-list necessário para começar um processo imigratório. 

Independentemente da profissão, existem alternativas e caminhos para você imigrar legalmente com a sua família. Para conhecer mais sobre suas opções, marque uma consulta com especialistas de imigração regulamentados. 

Uma dica: fique atento às agências que divulgam programas educacionais e, depois, cobram uma porcentagem extra sobre orientações ou ainda pela ajuda em trâmites burocráticos para visitar, estudar ou trabalhar no Canadá. Isso é ilegal.

Nós, da École Québec, somos uma escola de idiomas e podemos te ajudar a aprender francês e alcançar a proficiência necessária para atingir os níveis intermediário/avançado. 

E mais, quando a hora chegar, podemos também prepará-lo para entrevistas de emprego ou de admissão em instituições de ensino do país. 

Se começar a falar outra língua parece uma barreira para você e sua família, não se preocupe. Estamos aqui para isso. 

Com as orientações certas, professores qualificados e metodologia diferenciada, é possível aprender em pouco tempo. 

Nós possuímos mais de quinze anos de experiência em ensino de francês québécois, metodologia própria e professores qualificados e com vivência no Québec (alguns deles nativos, inclusive). Estamos preparados para te conduzir nesta trajetória de estudo e aprendizagem de uma nova língua. Conte conosco!

O que acha de marcar uma aula experimental e começar a flertar com o idioma? Você não vai se arrepender! 

EnglishFrenchPortugueseSpanish