Novidades

Por que morar no Canadá? Vantagens e desvantagens de imigrar

Postado por:École Québecem:05/02/2021

Afinal, por que morar no Canadá? Se você se perguntou a respeito, é porque está procurando destinos para morar fora do Brasil. Durante a sua pesquisa, até chegar aqui neste post, deve ter notado que o país localizado na América do Norte é um dos principais destinos para quem deseja começar a vida em outro lugar. 

Não é à toa, afinal existem diversos motivos para querer imigrar para o Canadá. O país possui ensino de qualidade gratuito, alto nível de segurança e sistema de saúde público de referência, fatores que proporcionam uma qualidade de vida ímpar. 

Além disso, existem programas governamentais consistentes de incentivo à imigração. Especificamente, o Québec possui um déficit de mão de obra notável e o Governo da província trabalha constantemente para oferecer processos de residência permanente para estudantes e trabalhadores qualificados. 

Mas, como nem tudo são flores, claro que existem desvantagens de imigrar para outro país. Aqui neste conteúdo, vamos nos aprofundar nos prós e contras de escolher o Canadá como seu próximo lar. Acompanhe.

Vantagens e desvantagens de morar no Canadá 

Vamos ser sinceros, sair do seu país de origem é um processo difícil. Você vai sair da sua zona de conforto em diferentes esferas: profissional, pessoal, emocional, social…Requer um período de adaptação inerente a qualquer lugar em que você se estabeleça. 

Mas, com algumas orientações básicas, pensamento positivo e abertura ao novo é totalmente possível transpassar essa fase e, em pouco tempo, desfrutar do que existe de melhor no novo lar. 

No Canadá, especificamente, o inverno pode causar apreensão, no entanto, as estruturas são adaptadas para garantir conforto térmico. Ou seja, existe aquecimento em todos os lugares. Assim, normalmente, as pessoas sentem menos frio lá do que aqui no Brasil. Curioso, não?! 

Outro desafio para quem vai morar fora é a saudade. Logicamente, estar longe da sua família e amigos é um bom ponto para se colocar na balança. Contudo, existem maneiras de amenizar o sentimento. 

A terapeuta e coaching Caroline Yu dá umas boas dicas neste vídeo.

Por que morar no Canadá? E as vantagens? 

Sim, existem muitas vantagens em escolher o Canadá como seu destino.

O país está entre os 20 países com maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) no mundo e foi eleito, pelo quarto ano consecutivo, o território com a melhor qualidade de vida do mundo. 

Além das condições de vida excelentes, o Canadá possui um grande atrativo: está aberto a receber estrangeiros. Imigrar pode ser complicado se o Governo não facilitar o processo. Porém, esse obstáculo é amenizado quando falamos do Canadá, mais especificamente do Québec. 

A província francófona é reconhecida por acolher imigrantes que compartilham os valores da sociedade quebequense e, idealmente, possuem experiência nos setores com grandes demandas. A ideia é receber pessoas que estejam dispostas a trabalhar em comunhão com a população local para o desenvolvimento do Québec. 

Existem diversos caminhos para imigrar para o Québec e conseguir uma vaga de emprego. Caso esteja interessado, estes posts podem te ajudar: 

Governo do Québec anuncia novas regras em programas de Imigração

Governo do Quebec autoriza a retomada das contratações de profissionais qualificados no Brasil e no mundo

Por que morar no Canadá? Recomeçando a vida 

Acreditamos que a principal resposta para o questionamento de “Por que ir morar no Canadá” é justamente recomeçar sua vida em um lugar com ótimas oportunidades profissionais, altos padrões de qualidade de vida e respeito à diversidade.

Como mencionamos, o Québec é uma região disposta a integrar estrangeiros que queiram construir uma comunidade diversa e equitativa. Vale a pena conhecer mais sobre essa província. Em contrapartida, é interessante que você esteja aberto a aprender francês québécois.

Primeiro, porque é  importante para o período de adaptação ser mais ameno. Depois, é pré-requisito básico para conseguir trabalhar, estudar e obter residência permanente. 

Por essa razão, o processo de imigração tem início justamente com uma prova de proficiência em francês nível intermediário/avançado. Mas não desanime: se isso parece uma barreira para você e sua família, fique tranquilo. 

Com as orientações certas, professores qualificados e metodologia diferenciada, é possível aprender em pouco tempo. Uma dica é procurar instituições referências e resultados comprovados, como a École Québec. 

Com mais de quinze anos de experiência em ensino de francês québécois, metodologia própria e professores qualificados e com vivência no Québec (alguns deles nativos, inclusive), estamos preparados para te conduzir nesta trajetória de estudar e conhecer uma nova língua. Conte conosco! 

Estude no conforto da sua casa e esteja preparado para morar no Québec! Faça agora mesmo uma aula grátis!