Novidades

Conheça os pratos típicos das festas de fim de ano do Québec

Postado por:École Québecem:30/12/2020

Você sabe como que são as festas de fim de ano no Québec? As comidas fazem parte da identidade de um povo e possuem um alto valor afetivo. Se você for nascido no Brasil, pratos como arroz com lentilha, tender, farofa, maionese, peru com frutas caramelizadas e pavê têm significado. 

Pode lembrar a ceia na casa da sua avó, o tempero de um tio, o abraço da madrinha com presentes… 

Se o ser humano adora comer, as festas de fim de ano são a oportunidade perfeita para isso! No Québec, existe uma variedade de receitas deliciosas que marcam essa época nas mesas das famílias. Aqui neste post, vamos trazer alguns dos pratos típicos mais conhecidos e as receitas! 

Assim, além de conhecê-los, você pode arriscar a fazer um ou outro e acrescentar um tempero québécois na sua mesa!

Festas de fim de ano do Québec: recettes

Festas de fim de ano do Québec: La dinde de Noël

Na maioria dos países ocidentais, o peru é o prato principal e, no Québec, não é diferente. O que torna essa receita peculiar é a forma de assar, assim como a seleção dos temperos que deixam a ave em uma textura crocante única. O que acha de experimentar a receita e ainda treinar o francês? Leia aqui! 

 festas de fim de ano do Québec 

Festas de fim de ano do Québec: La farce de Noël

Depois de assado, chega a hora de rechear o peru! Semelhante ao Brasil, é costume preparar uma farofa para tornar o prato ainda mais saboroso. No entanto, em vez de farinha de mandioca, usa-se uma base de pão esfarelado, refogado na manteiga e temperado com sopa de cebola.  Confira a receita! 

 festas de fim de ano do Québec 

Festas de fim de ano do Québec: Les atocas

A tradição é clara: ninguém come peru sem o sauce aux canneberges como acompanhamento, um molho adocicado feito de uma fruta pequena e vermelha chamada airela. O Québec é o segundo maior produtor mundial do alimento, também chamado como atoca. Aqui no Brasil, provavelmente você conhece a frutinha como cranberry. A receita está aqui! 

 festas de fim de ano do Québec 

Festas de fim de ano do Québec: La tourtière 

Todo país tem uma desavença gastronômica, entre regiões, sobre um prato tradicional. No Québec, a confusão é em relação a Tourtière, uma torta feita de carne bovina, de porco e de batata e comum nas mesas comemorativas do Natal e de Ano Novo. 

Os habitantes de Saguenay/Lac St-Jean afirmam há décadas que a verdadeira tourtière é diferente, mais farta e recheada. Para eles, a receita usualmente preparada nada mais é que uma Pâté à la viande, ou simplesmente, uma torta de carne. 

Independentemente do conflito, o que acha de fazer as duas receitas e comparar qual você acha mais deliciosa? 

 festas de fim de ano do Québec 

Festas de fim de ano do Québec: La bûche de Noël / Le gâteau aux fruits

Toda ceia que se preze precisa ter sobremesa, muitas vezes mais que uma. Duas opções constantemente presentes nas mesas quebequenses são La bûche de Noël e Le gâteau aux fruits. A primeira é um rocambole de mousse de chocolate, baunilha e nozes, enquanto a segunda é um bolo de frutas condimentadas e aromáticas. 

 festas de fim de ano do Québec 
La bûche de Noël

Vale a pena experimentar ambas as sobremesas! A La bûche de Noël é mais fácil de fazer, mas, acredite, a Le gâteau aux fruits vale muito a pena. 

 festas de fim de ano do Québec 
Le gâteau aux fruits

Depois desse tour gastronômico, você tem a sua disposição uma verdadeira ceia tradicional do Québec. Explore os sabores da província e ainda treine seu francês com essas receitas típicas. Experimentar comidas é uma forma interessante de conectar-se com um país. De uma certa maneira, através da culinária, você estará vivendo uma experiência quebequense. 

Aqui no blog da École Québec, você encontra diversas informações, dicas e orientações de como aprender francês québécois e oportunidades de estudos e trabalhos no Québec. Explore nosso conteúdo!