Novidades

O que fazer no Natal do Québec?

Postado por:École Québecem:23/12/2020

O que fazer no Natal do Québec? Festas de fim de ano despertam sentimentos mistos e são celebradas de maneiras tão diversas quanto a própria humanidade. O Brasil possui suas próprias tradições e, por ser um país tropical, tem seus ritos adequados a uma época quente e calorosa. 

No Québec, por outro lado, a paisagem é outra: as temperaturas frias dão um tom mais cálido e brilhante às ruas de paralelepípedos cobertas de neve.

Muitas pessoas vão para a província justamente em busca dessa atmosfera e se deparam com festivais iluminados, comidas típicas e atividades para todos os gostos (e bolsos). 

Se você está procurando informações sobre o que fazer nas festas de final de ano no Québec, separamos algumas dicas natalinas para ajudar. Esperamos que aproveite! 

O que fazer no Natal do Québec?

Illumi na cidade de Laval

Vocês já repararam que os quebequenses adoram luzes? Essa é mais uma atração imperdível no período do final do ano no Québec: conhecer a Illumi na cidade de Laval, basicamente uma cidade inteira ornamentada com técnicas inovadoras de iluminação. 

Uma imagem vale mais que mil palavras, então vejam o vídeo promocional do lugar. 

Marché de Noël Allemand

A partir do final de novembro, há uma variedade de feiras de Natal, chamadas de Marchés de Noël. A mais conhecida é a Marché de Noël Allemand na cidade de Québec, a qual recria a atmosfera dos grandes mercados natalinos europeus. 

Os tradicionais quiosques de madeira disponibilizam produtos locais, presentes, degustação de produtos alemães, entre outras comidas típicas. Você pode, inclusive, provar o café liégeois, uma bebida açucarada com sorvete de creme e chantilly. 

Espetáculos extraordinários, músicas típicas e corais belíssimos criam a atmosfera mágica natalina da feira, um entretenimento gratuito e indicado para todas as faixas etárias. 

Se você quiser saber mais sobre as Marchés de Noël, fizemos recentemente um post no Instagram da École Québec sobre isso! Confira! Aproveite e siga nossas redes sociais!

o que fazer no Natal do Québec

Tours Guidés de Québec 

Os guias entram no espírito do Natal durante o Cicerone Tours, um passeio temático por Vieux Québec, transformando-se em personagens da época da Nouvelle France, quando o Québec ainda era uma colônia da França. Através de parábolas e anedotas, é possível revisitar as tradições natalinas antigas neste tour a pé pela cidade. 

o que fazer no Natal do Québec

Missa na Basílica de Notre Dame em Montréal

Quem identifica-se com o lado religioso das festas pode explorar os   espetáculos de corais e missas nas principais igrejas da cidade. A maioria delas é tombada pelo patrimônio nacional e, por isso, esse é um programa cultural indicado para quem procura recolhimento em meio à diversão.

A missa da Basílica de Notre Dame é famosa por causa da decoração iluminada. Aliás, a luz faz parte da rotina eclesiástica porque durante o ano acontece o Aura, um verdadeiro espectáculo tecnológico dentro da igreja. Dá uma olhada no vídeo abaixo e entenda melhor do que estamos falando: 

Basílica de Notre Dame é famosa por causa da decoração iluminada

Uma curiosidade: esse show foi criado pela empresa Moment Factory, a responsável pela instalação do sistema de iluminação na ponte Jacques-Cartier, em Montréal, famosa por mudar de cor de acordo com o humor dos habitantes – definido por mapeamento das redes sociais. 

Hötel du Glace

Já pensou em conhecer (ou talvez passar uma noite) no único hotel das Américas feito de gelo e neve? O Hôtel du Glace possui 3000 metros quadrados, 44 quartos e suítes decoradas por artistas escultores de gelo. 

o que fazer no Natal do Québec

A construção começa em dezembro, quando as temperaturas estão negativas e existe insumo, ou seja, neve. São necessárias 30 mil toneladas de gelo e mais de 50 pessoas trabalhando incansavelmente para projetar, estruturar, moldar e esculpir o chão, o teto, as paredes e até a mobília! 

Localizado a 270 km de Montréal, na cidade de Saint-Gabriel-de-Valcartier, pertinho de Québec, mais de 1 milhão de pessoas já visitaram o hotel de gelo desde sua abertura, em 2001. Imperdível! 

Se você tiver a oportunidade de visitar algum desses locais em algum Natal da sua vida, terá acrescentado magia, luz, comidas deliciosas, artes e cultura às festas de final de ano. Essas atividades são realmente inesquecíveis e irão marcar sua memória para sempre. 

Existem muitas coisas interessantes para fazer e conhecer em todas as províncias do Québec durante essa época. Se, por acaso, nenhuma dessas listadas acima pareceu atrativa, explore outras opções. Com certeza, encontrará algo que agrade seu coração nessa época de confraternização e celebração. 

Aqui no blog da École Québec, você encontra diversas informações, dicas e orientações de como aprender francês québécois e oportunidades de estudos e trabalhos no Québec. Explore nosso conteúdo! 

EnglishFrenchPortugueseSpanish