Novidades

Quais são as principais festas do Québec?

Postado por:École Québecem:14/12/2020

Conheça mais sobre cinco festas que refletem a pluralidade cultural da província canadense 

Quais são as principais festas do Québec? Se você digitou essa pergunta no Google deve ser porque pensa em visitar a província em breve ou está curioso sobre como o povo québécois se diverte.

Antes de irmos mais a fundo no assunto, é importante pontuar que as festividades locais do Québec possuem uma característica notável: a preservação da cultura francófona através de costumes e tradições singulares.

Dessa forma, as festas do Québec assumem uma identidade própria, onde a história se funde ao contemporâneo – tornando-as culturalmente ricas, acolhedoras e únicas. 

Aqui no blog da École Québec, já conversamos sobre algumas das principais festividades da província como o Festival Montréal en Lumière, IglooFest, Festival International de Jazz de Montréal, Festival Juste pour rire e o Carnaval de Québec.

Agora, vamos comentar sobre as principais festas do Québec que refletem a pluralidade da província canadense. Vamos lá? 

Saiba quais são as principais festas do Québec

Fierté Montréal


Fundada em 2007, a Fierté Montréal, ou, em inglês, Montreal Gay Pride, é uma festa artística e musical, onde o entretenimento e diversão estão obrigatoriamente presentes. Organizado por iniciativa das comunidades de Montreal, o festival possui o objetivo principal de celebrar o orgulho LGBTQ+. Reúne anualmente cerca de dois milhões de visitantes locais e internacionais.

A Fierté Montréal é considerada o maior festival LGBTQ do Canadá e a mais populosa concentração desse tipo do mundo francófono. São 11 dias de programação incluindo combinando eventos de diferentes formatos, como espetáculos, performances e números musicais. Você encontra mais informações no site oficial. 

Festival d’été de Québec

O centro histórico do Quebec, no campo de batalha histórico das Planícies de Abraão, é o cenário desse animado festival de música que reúne, todos os verões, cerca de 1,5 milhão de participantes para curtir aproximadamente 300 shows em dezenas de espaços abertos e fechados.

O Festival d’été de Québec começou como um evento cultural na década de 1960 e atualmente é um dos maiores do mundo, ficando, entretanto, atrás da Parada do Orgulho de São Paulo, a maior do mundo. Artistas de grande renome, como Rolling Stones, Lady Gaga, Bryan Adams, Elton John e Plácido Domingo já se apresentaram em edições do festival.

Do rock ao hip-hop, eletrônico e jazz, a festa combina diferentes estilos musicais e artistas de rua e oferece uma programação eclética voltada para todas as faixas etárias.

Montréal Complètement Cirque

Durante o mês de julho, o Montréal Complètement Cirque ocupa ruas, parques e calçadas com extensa programação de artes circenses. Durante 11 dias, diversos lugares públicos espalhados pela cidade tornam-se palcos para apresentações coloridas de artistas canadenses e do mundo inteiro.

É um evento que aposta na diversidade em todas as suas formas e expressões, criando momentos em que os mais talentosos performistas do mundo circense reúnem-se em shows e apresentações de cair o queixo.

OSheaga

Desde 2006, pessoas do mundo inteiro vão ao Parc Jean-Drapeau, em Montréal, para curtir diversos estilos de música em vários palcos ao ar livre. Essa é a essência do Festival de Música e Artes Osheaga cujo objetivo principal é revelar talentos locais e artistas desconhecidos.

Esses novos expoentes da música tocam ao lado de grandes nomes internacionais, como Coldplay, The Black Keys e The Cure, oferecendo uma programação musical valiosa para todas as faixas etárias. Além disso, o OSheaga oferece atrações espalhadas pela cidade em palcos menores e em galerias de artes. 

As festas do Québec são conhecidas pela preservação da cultura francófona através de costumes e tradições únicas. Desde enaltecer o orgulho LGBTQ+, como a Fierté Montréal, até revelar artistas independentes como o festival OSheaga, os eventos refletem a essência da sociedade.

Agora você conhece mais quatro festas do Québec para anotar na sua agenda e se programar para quando for visitar a região ou quando estiver morando por lá. De qualquer forma, conhecer essas festividades é uma maneira de vivenciar a arquitetura, a música, a cultura e a expressão artísticas da província.

Aqui no blog da École Québec, você encontra diversas informações, dicas e orientações de como aprender francês québécois e oportunidades de estudos e trabalhos no Québec. Explore nosso conteúdo! 

EnglishFrenchPortugueseSpanish