Novidades

Saiba quais são as principais festividades do Québec

Postado por:École Québecem:30/10/2020

Festividades do Québec: curiosidades sobre eventos da província

Quer conhecer mais sobre as festividades do Québec? Descubra aqui quais são os festivais que animam a província! 

Quais são as principais festividades do Québec? A resposta para essa pergunta seria uma lista bem comprida.

A província, localizada no Canadá, teve um processo de colonização diferenciado do resto do País. Por isso, as festividades locais possuem duas características bem marcantes: primeiro, refletem costumes únicos, espelhados na preservação da cultura francófona. Segundo, possuem uma mescla entre o histórico e o contemporâneo o que enriquece a cultura québécoise.

Fora isso, a província acolhe diferentes povos e tradições, tornando-se um verdadeiro polo multicultural. Todos esses fatores combinados fazem do Québec um lugar tão acolhedor quanto intrigante. 

Aqui nesse post, vamos comentar sobre cinco grandes festividades do Québec! Assim, além de conhecer mais a fundo sobre a sociedade e cultura do País, você já seleciona quais se identifica mais para frequentar quando estiver morando ou visitando a província!

Conheça mais sobre cinco festividades do Québec

A maioria das pessoas conhece ou já ouviu falar de La Fête du Canada, o Dia Nacional do Canadá, um feriado comemorado no dia 01 de julho que celebra o decreto do Ato Constitucional de 1867. Esse ano foi um importante marco  para o processo de independência do país.

Mas, como mencionamos acima, a província do Québec teve uma colonização diferente e possui uma cultura muito diversa o que reflete diretamente nas principais festas. Abaixo, vamos comentar sobre cinco festividades do Québec.

Festival Montréal en Lumière

Montreal é uma das cidades mais agitadas do Canadá. Principalmente quando estamos falando sobre cultura e gastronomia. Por isso, o Montreal en Lumière é considerado um dos mais conceituados festivais de inverno do hemisfério norte.

O evento nasceu como uma maneira de trazer vida para a cidade durante os dias frios. Mesmo com as baixas temperaturas, logo na primeira edição, em 2000, a festa contou com a participação de mais de 200 mil visitantes.

Uma parte do sucesso deve-se à agenda cultural, repleta de shows e atividades que tomam as ruas na época. Outro fator chave é a Nuit Blanche, a Noite Branca, o ponto alto do festival. Nessa noite especial, uma série de eventos temáticos acontecem simultaneamente em nove pontos da cidade. É algo realmente inesquecível!

IglooFest

Para quem gosta de música eletrônica, o IglooFest, conhecido como o festival de música mais frio do mundo, é uma boa pedida. O evento acontece no cais Jacques-Cartier e reúne nomes de peso do cenário internacional durante nove noites. 

Uma característica marcante desse festival é a ambientação. Cada edição é pensada com o intuito de transformar as noites em uma experiência divertida, luminosa e inesquecível.

Outra singularidade é que é um evento desenhado para acolher todas as faixas etárias. Algumas edições estenderam-se por mais de um mês ao contarem com atividades familiares gratuitas. Isso o torna uma das principais festividades do Québec.

Festival International de Jazz de Montreal

Ao contrário dos dois eventos citados anteriormente, o Festival Internacional de Jazz de Montreal acontece no verão, na Quartier des Spectacles, uma praça ampla e harmoniosa localizada no centro da cidade. 

Lá é montada a estrutura acústica para receber os músicos internacionais que tocam para o público, gratuitamente, por 12 horas diárias ininterruptas. Toda essa magnitude faz com que o Festival International de Jazz de Montréal seja sucesso absoluto há 40 anos.

Hoje em dia, é uma das festividades do Québec mais conhecida internacionalmente, recebendo pessoas de todos os lugares e consagrada pelo Livro dos Recordes como o maior festival de jazz do mundo. 

Festival Juste pour rire

Além de música eletrônica, inverno, luzes e jazz, o Québec é conhecido mundialmente pela comédia e pela forma irreverente de ver a vida. As chamadas “pegadinhas silenciosas”, criadas em 1984, continuam sendo gravadas e exibidas em mais de 140 países.

Por isso, nada mais justo do que sediar um festival voltado exclusivamente para fazer as pessoas rirem. Essa é a tônica do Juste pour rire, evento que reúne shows de comediantes, em diversos formatos e estilos.

Essa variedade de opções humorísticas, o elenco premiado e os preços acessíveis tornaram o festival, juntamente com o semelhante em inglês Just For Laughs, como referência de eventos humorísticos no mundo.

Em 2020, em decorrência da pandemia, a festividade adotou uma fórmula híbrida com transmissão dos shows online. Isso foi marcante para as pessoas que assistiram, principalmente, porque trouxe alívio para superar o isolamento e os desafios desse momento único.

Carnaval de Québec

Enquanto nós brasileiros acharíamos muito estranho um Carnaval no frio, lá no Québec isso é considerado absolutamente normal. Pelo contrário, a temperatura é uma das razões para o sucesso do evento. Cerca de um milhão de pessoas saem às ruas em pleno inverno para festejar a data.

Um evento amplo e diverso, configurado para atender todas as idades e gostos, com uma vasta programação que inclui desfiles, queima de fogos, competições esportivas e shows.

Além das inúmeras atrações, o Carnaval do Québec conta com bebidas e comidas típicas (como famoso Caribou, uma mistura de vinho tinto, uísque e Maple Syrup) o que atrai diversos foliões do mundo todo.

O ponto alto da festa é o desfile nas ruas da Haute Ville com a presença do Bonhomme Carnaval, o mascote, embaixador e líder da festa.

Festividades do Québec: experiências únicas

De jazz a música eletrônica. Para desfrutar da comida e bebida, do ar fresco do inverno, para dançar, rir e se divertir. Essas festividades do Québec são eventos reconhecidos mundialmente e que levam multidões às ruas de Montreal e de outras localidades da província todos os anos.

Cada uma possui suas particularidades e também pontos em comum como programação diversa, multicultural e pensada para acolher a todos. Assim, tornam-se experiências tão únicas quanto o próprio Québec.

Aqui no blog da École Québec, você encontra diversas informações, dicas e orientações de como aprender francês québécois e oportunidades de estudos e trabalhos no Québec. Explore nosso conteúdo!