Novidades

Conheça 5 livros em francês para iniciantes

Postado por:École Québecem:16/10/2020

Aprender francês é muito mais fácil na companhia de um bom livro. Conheça aqui cinco dicas para iniciantes!

Pássaros têm asas. Pessoas têm livros. Nada como as páginas de uma boa leitura para te transportar além do tempo e do espaço, mostrando novas ideias e diferentes culturas. Uma das maneiras de conhecer mais acerca de um país é entrar de cabeça na literatura do local. 

Figuras de linguagem, descrição de lugares, comportamento, histórias, pensamentos… todos esses elementos estão presente nas linhas de uma narrativa. Por isso, para aprender mais sobre um país, é recomendável ler autores e autoras nacionais. E, claro, de quebra você ainda conhece as nuances do idioma, no nosso caso, o francês québécois.

Está começando a aprender agora? Fique tranquilo! O livro acolhe, conforta, mostra um mundo inteiro apenas ao abrir a capa. Existem diversos tipos, para todos os gostos e linguagens.

Aqui nesse post, separamos cinco indicações de livros para iniciantes e onde encontrá-los facilmente, seja pegando emprestado ou baixando em bibliotecas virtuais de domínio público. Preparados para se perder nas páginas? 

Dicas de 5 livros em francês para iniciantes

Uma das maiores dificuldades dos nossos alunos é encontrar livros em francês para comprar, e ainda, por um preço justo. Por isso, separamos abaixo uma lista com algumas indicações interessantes, não apenas pela linguagem voltada para iniciantes como pela acessibilidade às obras. 

1 – Antologia de fábulas no Québec


Fábulas são histórias curtas, em prosa ou em versos, onde os protagonistas são animais com características humanas. São muito presentes na literatura infantil de quase todos os países porque possuem um caráter educativo, uma vez que uma moral é apresentada no final da narrativa.

Esse livro é uma antologia que reúne fábulas de escritores québécois como Adolphe Marsais, David Benjamin Viger, L. Pamphile Le May e Félix-Gabriel Marchand. É um compilado interessante de cerca de 80 fábulas ambientadas na província e contada para as crianças no decorrer dos últimos 300 anos. 

Você pode baixar gratuitamente aqui nesse link.

2- Fábulas para minhas crianças


Como mencionamos no item anterior, fábulas são ótimas para aprender um idioma porque são simples, populares, mostram uma lição educativa e, de quebra, são divertidas. Por isso, indicamos esse segundo livro de fábulas escrito por P.M. Curtil, uma reprodução fiel de uma obra publicada antes de 1920.

Hoje em dia, essa versão faz parte de uma coleção de livros impressos editada pela Hachette Livre, em parceria com a Bibliotheque Nationale de France.

Acesse o livro gratuitamente aqui nesse PDF.

3- Le Petit Tabarnak


Le Petit Tabarnak conta a narrativa de Jules, uma criança curiosa que juntamente com seu grupo de amigos quer descobrir o significado da palavra “tabarnak”. Afinal, é um palavrão feio que não deve ser pronunciado. Mas qual a sua origem? E porque tanto mistério em cima de uma simples junção de letras? 

Embarque nessa aventura sobre o significado de certas palavras e a cultura religiosa do Québec. Uma história contada por palavras e, sobretudo, com imagens. É um livro lindo, escrito e desenhado por Jacques Goldstyn. Nascido em 1958, o autor e ilustrador de livros infantis québécois, recebeu duas vezes o Prêmio Biblioteca de Montreal pela beleza da sua obra.

4 – Paul à la campagne


Essa história em quadrinhos é uma obra semi-autobiográfica cheia de sensibilidade, escrita e ilustrada por Michel Rabagliati.

O livro possui duas narrativas conduzidas pela nostalgia da infância do jovem Paul. Na primeira, o narrador retorna às memórias das férias de sua infância e relembra momentos importantes da sua juventude. Os flashbacks são inúmeros, e também ligados ao presente, pela presença de Alice, filha de Paul. 

A segunda relata a visita do jovem Paul à tipografia onde seu pai trabalhava.  

Em meio a descobertas e momentos de êxtase, o protagonista relembra com ternura e afeto, os momentos da relação entre o pai e filho.

5. Paul à Québec


Esse é mais um livro da novela gráfica “Paul”, escrito e ilustrado por Michel Rabagliati. Desde 1988, os quadrinhos do autor revolucionam a arte no Québec e, por isso, já foram laureados por reconhecidos prêmios do segmento.

Nessa história em particular, Paul e Lucie são um casal feliz que luta para lidar com o diagnóstico de câncer pancreático terminal do pai de Lucie, Roland. É uma narrativa sensível, com muita vitalidade e detalhes sobre a influência da cultura do Québec. O livro foi adaptado para o cinema em 2015, um filme dirigido por François Bouvier. 

Para finalizar, guarde com cuidado os seguintes links como “favorito” no seu navegador. São sites ideais para baixar obras literárias e outros materiais que podem ajudar na sua aprendizagem, inclusive com obras de domínio público no Québec: 

Chegamos ao final do post! Aqui temos cinco indicações incríveis de livros em francês para iniciantes! Agora, você pode adentrar na cultura québécoise por meio das palavras e desenhos presentes nessas páginas. Espero que tenhamos ajudado! Até a próxima! 

Aqui no blog da École Québec, você encontra diversas informações, dicas e orientações de como aprender francês québécois e oportunidades de estudos e trabalhos no Québec. Explore nosso conteúdo!