Novidades

Enfermeiros e enfermeiras: o Québec está a procura de vocês!

Postado por:École Québecem:09/10/2020

Se você é enfermeira e tem interesse em desenvolver a carreira em outro país, o Québec tem a oportunidade perfeita para você.

Aprender outra cultura, outro idioma, abrir-se a uma nova experiência de vida, ter reconhecimento profissional, ocupar posições mais altas dentro da carreira e conquistar uma remuneração condizente. Se, por acaso, essas são algumas das suas prioridades pessoais e profissionais, gostaríamos de contar algumas boas notícias. 

Primeiro que o Québec é o lugar onde você encontra todos esses itens da lista – somado ainda a tantos outros como, por exemplo, serviços básicos essenciais gratuitos de educação e saúde de qualidade. É o país que alia qualidade de vida alta com o mais importante, interesse genuíno em te acolher.

A segunda novidade é que o Québec está sempre em busca de enfermeiras e enfermeiros. Os representantes do Governo do Québec afirmam que a província tem um olhar especial para as enfermeiras e enfermeiros brasileiros pela qualidade da sua formação e do seu trabalho.

Por isso, se você é graduado em enfermagem e possui, pelo menos um ano de experiência de trabalho, o que acha de começar a se preparar para uma transformação na sua carreira e na sua vida?

Aqui nesse post, você vai descobrir mais detalhes sobre as missões para recrutamento de enfermeiras e enfermeiros, quais pré-requisitos necessários para inscrever-se no processo migratório e como é importante começar a preparar-se desde já.

Conheça mais sobre a missão de recrutamento “Journées Québec”

De acordo com o Governo do Québec no Brasil, a missão de recrutamento “Journées Québec” (JQ) foi desenvolvida para ajudar as empresas da província a recrutar profissionais qualificados fora do país.

Esse evento já acontece na França, por exemplo, há mais de 10 anos e já foi organizado em outros países, como Marrocos e Colômbia. Em breve, acontecerá em outras localidades, como a Tunísia e as Ilhas Maurício.

Organizada em parceria com a Recrutement Santé Québec, um órgão pertencente ao Ministério da Saúde do Québec, a JQ é uma missão multissetorial. Participam diversas empresas, de setores diferentes, como Tecnologia da Informática, Manufatureiro, Saúde… No entanto, a edição 2020 da JQ Brésil será focada em apenas um segmento: enfermagem.

Nesse momento, o objetivo da próxima da JQ é recrutar enfermeiras e enfermeiros. “A gente espera ter uma JQ Brésil multisetorial ano que vem”, conta Sarah Sánchez, Conselheira em prospecção e promoção para o Brasil do Governo do Québec. 

Quais os primeiros passos para inscrever-se nas missões?

Por isso, você enfermeiros tem uma oportunidade interessante em suas mãos. Se, por acaso, está interessado em trabalhar no Québec, esteja atento às missões de recrutamento. Uma dica para manter-se informado é seguir as redes sociais da École Québec!

O segundo passo é acessar o site da plataforma Journées Québec e criar o seu perfil. Segue o passo a passo:

Depois, é necessário preparar-se para as entrevistas, realizadas em francês, uma vez que o Governo busca pessoas que tenham um nível intermediário de fluência.

Assim, antes de qualquer coisa, o ideal é procurar uma escola especializada em francês québécois, como a École Québec, para aprender o idioma. Uma boa estratégia é ir aprendendo enquanto as missões de recrutamento ainda não estão com as inscrições abertas. 

Vale ressaltar que é um processo longo. Depois de passar pela missão de recrutamento e ser aprovado nas entrevistas, os candidatos necessitam percorrer algumas etapas do processo de imigração.

Por exemplo, a pessoa recrutada precisa de autorização da Ordem das Enfermeiras e dos Enfermeiros do Québec (OIIQ) para conseguir fazer o estágio de integração de 30 a 40 dias.

Na sequência, é preciso esperar os resultados de uma avaliação comparativa dos estudos realizados fora do Québec, uma declaração emitida pelo Ministère de l'Immigration, de la Francisation et de l'Intégration (MIFI), o ministério de imigração da província.

Só depois de recolher esses documentos, a pessoa inicia o processo de imigração em si. “ Os candidatos recrutados não vão chegar no Québec do dia para a noite. É importante ter paciência e determinação”, atesta Sarah.

Enfermeiras (os): o Québec está te esperando

Se você analisar todo o processo, incluindo a aprendizagem do idioma, demora pelo menos uns dois anos. É um plano de longo prazo que precisa ser estruturado para virar realidade. No entanto, vale a pena persistir.

A enfermagem do Brasil é valorizada no Québec. É uma província que acolhe imigrantes e oferece todas as condições para os estrangeiros sentirem-se pertencentes à cultura e integrar-se à sociedade. Tanto que, é importante ressaltar, as famílias das pessoas recrutadas podem acompanhá-las. O cônjuge tem visto de trabalho aberto e os filhos poderão estudar.

Assim, se esse for um dos seus objetivos de vida e cabe no seu planejamento profissional, não perca tempo. O Governo do Québec aconselha: mesmo que as missões não estejam abertas, você pode ir se preparando.

Solicite a sua avaliação comparativa de estudos ao MIFI e comece os procedimentos com a ordem profissional. “E, sobretudo, estude francês!”, pontua Sarah. Para isso, conte com a ajuda da École Québec. 

Um conselho final: fique tranquilo. Se não for agora, será em breve. O Québec está constantemente precisando de muitos enfermeiros e a qualidade da formação em enfermagem no Brasil é reconhecida na província. O momento certo vai chegar.

Enquanto isso, a dica é: aprenda francês! Lembrem-se que as chances de contratação estão ligadas ao nível de fluência do idioma e não possuir ao menos o nível intermediário dificulta o trabalho e a integração com a equipe.

Adaptar-se a outro país sempre é um processo e será mais fácil se o idioma não for mais um obstáculo.

Aqui no blog da École Québec, você encontra diversas informações, dicas e orientações de como aprender francês québécois e oportunidades de estudos e trabalhos no Québec. Explore nosso conteúdo!