Novidades

Como praticar a escuta para aprender francês québécois

Postado por:École Québecem:04/09/2020

Confira essas dicas de como praticar a escuta para aprender francês québécois e construa uma vivência incrível de aprendizagem 

Aprender uma língua demanda esforço e, por isso, é interessante construir uma jornada de aprendizagem prazerosa. Aqui, separamos algumas dicas e orientações de como aprender francês québécois com leveza e diversão. 

Antes de começar, nos dias em que você sentir-se cansado ou desestimulado, lembre-se do motivo que o levou a aprender essa língua. Mentalize o sonho de morar no Québec, pense nas experiências novas, oportunidades, na mudança de vida… isso dará ânimo para seguir em frente. 

Você pode ter outros motivos que não foram listados, mas, o importante é manter em mente o porquê dessa decisão. Assim, é mais fácil ter foco e fazer tudo que estiver ao seu alcance para aprender o idioma. 

Uma língua, mil maneiras de aprender

Uma das maneiras de entrar de cabeça na aprendizagem do francês québécois é praticar a língua todos os dias. Para isso, explore uma abordagem 360°. Isso significa consumir todos os formatos de mídia e envolver-se na totalidade da experiência. 

Para te ajudar nisso, a École Québec separou dicas de como praticar a escuta e aprender francês québécois. Com essas orientações, você vai construir uma vivência incrível de aprendizagem e aproveitar tudo que o idioma tem para oferecer. 

Vamos lá?

Como praticar a escuta para aprender francês québécois

Explorando podcasts

Todo mundo adora podcast! Esse formato de mídia caiu no gosto popular nos últimos anos, justamente por ser uma forma fácil de aprender. Também porque pode ser consumida em diversos momentos do dia como, por exemplo, no trânsito ou ao realizar uma atividade física.

Sem contar que é um jeito bem legal de consumir o francês québécois na sua essência. Confira a seguir algumas indicações:

3 Bières


“Três cervejas, três pessoas e três assuntos. Uma só discussão!” Esse é o slogan desse podcast criado em 2011 por Pierre-Luc Racine, Yannick Belzil e Gabrielle Caron. A cada semana, o trio recebe um convidado e três assuntos sugeridos pelo público e discute cada um deles degustando uma cerveja. Em 2017 o podcast foi indicado para o prêmio Gala Les Olivier, concedido para programas de humor que se destacam no rádio e na televisão do Québec. 

Répète pas ça


O humorista Alexandre Bisaillon e o comunicador especializado em neuropsicologia Guillaume Dulude apresentam esse podcast de entrevistas.  A cada programa eles recebem um convidado, onde conversam sobre assuntos que não ouviremos em outro lugar. O podcast também foi indicado pela primeira vez na Gala Les Olivier de 2018.

Des si et des raies


Julien Bernatchez, comediante, apresentador de rádio, criador da história em quadrinhos “Bernatchez Joe” e idealizador desse podcast, define o programa como “descontraído, com uma mistura de humor, cheiro forte e prazer intenso”. Na sua concepção, a intenção não é estar no ar para ensinar, e sim, para cometer erros. Vale a pena! 

Sintonizando na rádio e televisão

Para reforçar o aprendizado da língua, aplique os conhecimentos na prática, diariamente. Dessa maneira, é interessante pensar em como absorver os elementos do idioma, introduzindo a aprendizagem na rotina como, por exemplo, ouvir rádio e sintonizar nos canais de televisão do Québec.

Assim, você vai aprendendo o idioma ao mesmo tempo em que vai mergulhando na nova cultura – algo extremamente importante. 

Sintonize na Radio Canada e nos canais Télé Québec e TV5UNIS. Depois, pratique um pouco das pronúncias em casa!

Pronto! Qual desses programas você vai escutar primeiro? Aproveite essas orientações sobre como praticar a escuta para aprender francês québécois. Para finalizar, tenha em mente que o melhor caminho é utilizar o idioma para construir seu próprio mundo linguístico. Não existe uma forma única de pensar ou aprender. Esteja aberto a todas possibilidades!

Aqui no blog da École Québec, você encontra diversas informações, dicas e orientações de como aprender francês québécois e oportunidades de estudos e trabalhos no Québec. Explore nosso conteúdo!