Novidades

Conheça 10 bons motivos para estudar francês

Postado por:École Québecem:28/08/2020

Descubra aqui quais são os dez melhores motivos para você entrar de cabeça no aprendizado do francês

Aprender uma língua aumenta a empregabilidade, melhora seu currículo e te coloca em um outro patamar de atuação como um profissional. Em nível pessoal, abre sua cabeça a novas conexões neurais e estimula seu raciocínio e sua inteligência cognitiva.

Fora isso, é uma maneira de conhecer uma cultura, abrir-se a experiências internacionais, entrar em contato com diferentes formas de encarar o mundo… Na verdade, aprender é a única coisa da vida que só traz ganhos.

Esses benefícios são inerentes ao estudo de qualquer língua. Contudo, existem algumas vantagens específicas tratando-se de aprender francês. E mais ainda quando estamos falando sobre o québécois. Em outras palavras, aquele falado na província do Québec, no Canadá.

Aqui nesse post, vamos  mostrar 10 bons motivos para estudar francês e por que começar a estudar esse idioma dentre tantos que existem no mundo. Vamos lá?

Conheça 10 bons motivos para aprender francês

1) Língua em expansão 

Caso você ainda não saiba, o francês é a quinta língua mais falada do mundo. Nos últimos anos, ainda houve um crescimento exponencial no número de falantes, além do meio acadêmico ou linguístico. Esse avanço está ligado ao aumento do uso em ambientes corporativos. 

2) Está presente em diferentes áreas empresariais

Pesquisas mostram que o francês é o terceiro idioma mais utilizado em transações empresariais. Ainda, segundo dados do British Council, é a segunda língua mais utilizadas em trocas econômicas dentro de empresas com origem britânica.

3) Importante dentro da área de negócios

Os dados ainda apontam a crescente importância do francês em relação área de negócios em nível mundial. Os Investimentos em Diretos Estrangeiros (IDE) do espaço francófono apresenta números relevantes. Ou seja, saber falar essa língua é um verdadeiro diferencial no mercado de trabalho.

4) Oportunidades únicas para falantes da língua

Atualmente, existem no Brasil cerca de 800 empresas francesas. Sem contar as nacionais que negociam com organizações francófonas. Fora isso, existem diversas oportunidades de estudo e trabalho em países que falam francês, como no caso do Québec, no Canadá.

5) Aumenta sua rede de contatos

Seguindo todas essas premissas, falar francês amplia consideravelmente as possibilidades de você desenvolver uma rede de relacionamentos com profissionais de outros países. Ou ainda ser alocado para uma oportunidade no exterior e desenvolver as conexões preciosas.

6) Possibilidades concretas de migração

Aprender francês é estar pronto para aproveitar oportunidades de trabalho no exterior. O Québec, por exemplo, é uma sociedade aberta à imigração. A cada ano, acolhe, em média, 45 mil imigrantes provenientes de uma centena de países.

7) Abre caminhos para a evolução na carreira

O Québec é reconhecido por oferecer uma evolução em diversas carreiras e recebe cerca de 45 mil pessoas por ano. Saber falar francês, em especial o québécois, é uma maneira de destacar-se nos processos de seleção migratórios para a região canadense.

8) Proporciona mudanças de vida

Além de estar aberto o receber jovens profissionais e suas perspectivas profissionais são muito interessantes, o Québec oferece a oportunidade perfeita para quem procura  uma mudança de vida. Entre suas opções estão desde um simples intercâmbio até formações universitárias nas faculdades francófonas.

9) Viver uma experiência 


Falar francês québécois oferece a possibilidade de viver em uma sociedade democrática, aberta e francófona como a encontrada no Québec. Um local reconhecido por sua qualidade de vida, poder de compra razoável, saúde pública gratuita, educação a preços acessível, creches públicas de alto nível e um ambiente seguro.

10) Ampliar seus horizontes

Por último, aprender francês québécois pode ser a sua porta de entrada para conhecer o mundo, aumentar suas percepções, sair da sua zona de conforto e ainda tornar-se um cidadão do Québec e estar sempre pronto para as questões e rápidas transformações mundiais.

Ufa! Essas são as dez principais razões para entrar de cabeça no estudo do francês, em especial, no falando no Québec. Aprender essa língua te oferece a oportunidade de evolução profissional e uma guinada de vida significativa.

Aqui no blog da École Québec, você encontra diversas informações, dicas e orientações de como aprender francês québécois e oportunidades de estudos e trabalhos no Québec. Explore nosso conteúdo!