Novidades

5 Dicas para uma boa entrevista de emprego

Postado por:Thaisem:31/07/2020

Você está preparado para uma entrevista em francês, com recrutadores do Québec?

Como se comportar? O que vestir? O que é crucial para dizer?

Se essas são algumas das suas milhares de dúvidas, não se desespere mais. Separamos aqui, tudo o que há de mais importante para saber antes de fazer uma entrevista com recrutadores quebequenses.

SEJA VOCÊ E RELAXE!


No Quebec, a entrevista de emprego é muito mais focada em descobrir quem você é, e se você se enquadra dentro da cultura da empresa, do que fazer perguntas muito específicas sobre uma competência no seu currículo.
Se você foi chamado, é porque a empresa gostou (e acredita) que as competências do seu currículo são verdadeiras. O recrutador vai perguntar um pouco sobre elas mas, na maioria dos casos, o foco da entrevista é descobrir a sua personalidade e se vai ter química entre você e a equipe.

Em muitos casos, as suas competências técnicas serão avaliadas em detalhes com uma prova ou um teste técnico após a entrevista de emprego.

Culturalmente, a sociedade quebequense não é muito formal e a grande maioria dos entrevistadores quebequenses se comportarão da mesma forma na entrevista. É indicado usar o ”Vous” no primeiro contato com o entrevistador mas é bem provável que ele vai falar logo que você pode ”le tutoyer” ou ele mesmo já vai usar o ”Tu” com você, e usar um tom bem amigável.

O objetivo é bem simples: quebrar a formalidade e tirar uma parte do estresse e do nervosismo do candidato para descobrir mais rápido a sua personalidade.

Aproveite isso para ser você!

1 – CONHEÇA BEM A EMPRESA

O momento que antecede a entrevista, é a sua oportunidade de aprender sobre a cultura da empresa, sobre as pessoas que trabalham lá, e sobre a vaga.

Se você estiver bem preparado na hora de se apresentar para a empresa, você vai se sentir confiante e apto para desenvolver uma conversa e poderá discutir todos os pontos apresentados no decorrer da entrevista. As melhores entrevistas são aquelas que tem maior fluidez na conversa e não as que se parecem com interrogatórios.

É de extrema importância fazer uma pesquisa sobre a empresa e conhecer a descrição da vaga, antes de participar do processo seletivo. Além de buscar candidatos com a experiência e o conhecimento necessários, as empresas buscam pessoas motivadas para se juntarem à equipe.

Um bom conhecimento sobre a empresa recrutadora te abre a possibilidade de também fazer perguntas pertinentes sobre a empresa. Procure acessar o site da empresa e memorizar algumas informações ou particularidades. Dessa forma você se mostra mais interessado, e isso tem um valor muito significativo para os recrutadores.

2 – REFLITA SOBRE A SUA TRAJETÓRIA E SEUS OBJETIVOS

Vale lembrar que é importante você ter em mente o que te atrai nesse trabalho e que atribuições você pode agregar para a empresa.

Durante a entrevista, você receberá perguntas sobre seu histórico de trabalho, para as quais você terá que responder dando exemplos. É essencial poder discutir de forma concisa qualquer assunto relacionado à sua experiência de trabalho e, para exemplificar você pode mencionar trabalhos que você executou e que acha pertinente dizer.

É importante ressaltar alguns trabalhos ou projetos dos quais você fez parte, que sejam relevantes e agreguem ainda mais valor quando você for descrever suas habilidades e histórico profissional. Cada detalhe importa.

Alguns elementos importantes que podemos te destacar são:

  • projetos que participou;
  • descrição e objetivo do projeto;
  • sua função;
  • tecnologias utilizadas (habilidades dentro da sua área de formação);
  • trabalho em equipe (número de membros);
  • realizações;
  • problemas e soluções;
  • suas falhas e no que poderia ter melhorado.

A palavra chave para o sucesso em uma entrevista é o autoconhecimento. Quanto mais você se conhecer, mais fácil será e, mais natural será para responder as perguntas. E assim, parecerá mais confiante ao julgamento do recrutador.

3 – ANTECIPE-SE A PERGUNTAS E TESTES

Para os profissionais da área técnica, (programador, TI, área da saúde, etc.) é importante estar preparado para responder a perguntas técnicas durante a entrevista ou fazer um teste Técnico.
Não deixe que o teste te pegue de surpresa, ou despreparado. Esses testes geralmente são realizados de alguma dessas formas:

  • um teste escrito ou eletrônico;
  • perguntas técnicas feitas por um membro da equipe (geralmente feitas por um gerente);
  • um problema de programação a ser resolvido em um quadro branco.

Dependendo da empresa, você pode ser convidado para mais de uma entrevista, chegando a participar de até três entrevistas antes de ser contratado.

Em um primeiro momento, você fará a entrevista com uma pessoa de recursos humanos, onde ela avaliará se você atende os requisitos. Para uma segunda entrevista, essa já seria com um diretor ou líder de equipe que irá avaliar as suas habilidades e conhecimentos. Mas pode acontecer de a entrevista ser com os dois avaliadores juntos.

A entrevista é o momento perfeito e indispensável para mostrar do que você é capaz e é por isso que você precisa fazer todo o possível para estar bem preparado.

Prepare-se, acredite em si mesmo e concentre-se em suas qualidades e na sua experiência.

4 – ELABORE BEM SUAS RESPOSTAS

Lembre-se sempre de que as empresas, procuram profissionais qualificados para atingir seus objetivos e aumentar seus lucros. Se você foi convidado para uma entrevista, é porque a empresa já está interessada em seu perfil e deseja saber mais sobre sua experiência e o que você pode agregar.

Ouça atentamente as perguntas e responda da melhor maneira possível, de preferência dando exemplos, e o mais detalhado possível. Respostas afirmativas ou negativas, dão a sensação de desinteresse e não permitem que o recrutador o conheça bem.

Importante, seja detalhista nas suas respostas, mas não dê respostas infinitas, deixando espaço para informações desnecessárias. Porque você pode se dispersar do verdadeiro assunto tratado, fazendo com que o recrutador se perca.

Não se apresse para responder as perguntas rapidamente.

5 – NÃO TENHA VERGONHA DE MOSTRAR FRAGILIDADES

Já chegue preparado para poder falar das suas três maiores qualidades e ser capaz de listar uns três defeitos. Evite o clássico truque de maquilhar uma qualidade dentro de um defeito. O clássico, “Sou prefectionista”.

As empresas não esperam a perfeição de seus funcionários, ou que os candidatos saibam tudo. Eles procuram pessoas que conheçam seus pontos fortes e que estejam cientes de seus pequenos defeitos e que estejam dispostos a melhorar a cada dia mais.

Não tenha vergonha de falar bem de si mesmo se for bom em alguma coisa. Da mesma maneira, que não há problema nenhum em expressar ao empregador sua falta de conhecimento de alguma coisa. 

Ser transparente ajuda a criar um vínculo de confiança e fortalece sua credibilidade. Se você não souber algo, não há mal em responder “Não sei.”

DICA BÔNUS: FAÇA ENTREVISTAS SIMULADAS

Recriar o ambiente e as perguntas de uma entrevista te deixará mais preparado e seguro.

Pense nas perguntas mais comuns que você já respondeu em entrevistas e prepare respostas para cada uma delas. O objetivo não é decorar respostas, afinal você pode soar artificial, mas não ser pego de surpresa com algo que seja fácil de prever.

Para te ajudar ainda mais, a École Québec oferece preparatório de entrevistas com professores nativos do Québec.

SAIBA MAIS!