Novidades

La Fête du Canada

Postado por:Thaisem:01/07/2020
Comemoração do Dia Nacional do Canadá
Comemoração do Dia Nacional do Canadá

No dia 1 de julho é comemorado O Dia Nacional do Canadá (em francês: La Fête du Canada). Feriado que comemora o decreto do Ato constitucional de 1867, até então chamada de Ato da América do Norte Britânica. 

Originalmente chamado de Dia do Domínio (em francês: Le Jour de la Confédération), o feriado foi renomeado em 1982, ano em que o dia foi oficialmente chamado de Dia do Canadá.

Mesmo o Canadá já existindo antes de 1867, o Dia do Canadá é frequentemente referido como “aniversário do Canadá”, mas o Dia do Canadá é o aniversário de apenas um importante marco nacional no caminho para a independência total do país. A união das colônias da Nova Escócia, Nova Brunswick e do Canadá em uma federação britânica mais ampla de quatro províncias. Após a confederação, a colônia do Canadá foi dividida nas províncias de Ontário e Quebec.

Ao longo dos anos, após a divisão, o Canadá ganhou crescente independência, com a aprovação do Estatuto de Westminster no ano de 1931, e em 1982 se tornou completamente independente com a aprovação da Lei de Constituição.

O Dia do Canadá é comemorado em 1 de julho, as celebrações do dia do Canadá ocorrem em todo o país, eventos públicos ao ar livre, com direito a desfiles, festivais, shows, fogos de artifício, concertos musicais gratuitos, e cerimônias com apresentação do hino nacional canadense.

Défilé de la Fête du Canada
Desfile do Dia Nacional do Canadá em Montréal

Esse ano as comemorações do Dia do Canadá seguiram grandiosas, mas um pouco diferente. Tudo feito para assistir virtualmente. A distância!

O Canadá se mobilizou, dentro das circunstancias atuais, e criou diferentes formas para comemorar essa data.

Na Colúmbia Britânica, o diretor musical da Surrey Symphony Orchestra, foi convidado para participar das festividades da cidade, ele conduziu sua orquestra virtualmente, criando uma versão para o hino nacional canadense.

Cristo Redentor comemorando o Dia Nacional do Canadá
Cristo Redentor comemorando o Dia Nacional do Canadá

A cidade de Toronto anunciou o início das celebrações com um ‘’almoço virtual, de panquecas as 9h”. O prefeito John Tory participará de um dia inteiro de festividades que incluem Jully Black, Kardinal Offishall e Gordon Lightfoot.

Na costa oeste de Victoria, a prefeita Lisa Helps mencionou que a festa virtual deste ano tem como foco refletir a diversidade de experiências no país e na cidade.

Pela primeira vez, não haverá uma multidão em Ottawa para o Dia do Canadá, nesse ano o tradicional show de 1º de julho, apresentado por Pierre-Yves Lord e Serena Ryder, acontecerão virtualmente, e você vai assistir da sua casa.

As homenagens acontecem também fora do país. Às meia-noite no dia primeiro de julho, a estátua do Cristo Redentor no Rio de Janeiro, foi iluminada com as cores da bandeira canadense, em celebração ao Dia do Canadá.

Cerimônia de cidadania online

Cerimônia de cidadania online

Cada dia primeiro de julho, além das celebrações, o Ministério da Imigração, dos Refugiados e da Cidadania do Canadá prossegue com uma cerimônia para acolher os novos cidadãos canadenses.

Esse ano, esses cerimônias tradicionais acontecerão de forma virtual por causa da pandemia da COVID-19.

Será a primeira cerimônia de cidadania virtual nacional. Muitos novos canadenses vão jurar a bandeira canadense via webcam em varias cidades de pais no mesmo tempo.

A festa começa às 14h e pode ser acompanhada aqui.

Festividades em Montreal

1 º de julho, se conecte das 19h00 às 20h00.

Esse ano o Canada Day é totalmente diferente, todos reunidos virtualmente para celebrar a diversidade e os pontos fortes do Canadá.

Uma experiência totalmente nova e envolvente acontecerá no Estádio Olímpico de Montreal. Clique aqui e veja Uma apresentação ao vivo, o primeiro show sem público no centro do campo do Estádio Olímpico. Um show de 60 minutos comemorando o dinamismo e a diversidade cultural de Montreal.

A programação conta com a interpretação do hino nacional nas vozes de Martha e Rufus Wainwright, reportagens sobre Montreal e seus habitantes, e performances artísticas. Um verdadeiro evento histórico.

Os artistas convidados são: Charlotte Cardin-Goyer, Elisapie, Martha Wainwright, Patrick Watson, Hubert Lenoir, Rufus Wainwright.

Seguindo as comemorações, a ponte Samuel-De Champlain se iluminará pela primeira vez de vermelho e branco.

Festividades na cidade de Québec

Os eventos acontecerão de portas fechadas, para a TV e internet. As celebrações do Dia do Canadá 2020 destacarão as novas estrelas da música de Quebec e ecoarão o movimento Black Lives Matter.

A partir das 9h, clique aqui para inicia uma viagem ao coração do Canadá, conhecendo muitas comunidades que tornam o país criativo e diversificado. Com as participações de: Émilie Rioux, Flavia Nacismento, Les femmes autambour de Wendake (o gupo transmite e dissemina a cultura Huron-Wendat, vinculado as tradições das Primeiras Nações), Djembé Québec, MondoKarnaval – Julie Perreault (atriz), Commission des champs de batailles nationaux.

Às 11h clique aqui e prepare-se para um show colorido, para toda a família! Os artistas convidados são: Tammy Verge, Arthur l’Aventurier, Atchoum, Caillou, Brimbelle, AbeilleBeausoleil, Yannick Bergeron, Théo, Ari Cui Cui, Passe-Montagne.

Às 19h, clique aqui e veja vários artistas de Quebec se apresentam de maneira grandiosa para encerrar o evento. Não percam as apresentações de: Tammy Verge – atriz, apresentadora, e roteirista; P-A Méthot – humorista; Nicolas Gignac – artista mágico e humorista; Mélissa Bédard – cantora; Philippe Bond – humorista; Marianne St-Gelais – ex-patinadora, medalhista em jogos olímpicos; Laurence Nerbonne – cantora pop; Florence K – cantora pop; Jonas Tomalty – cantor de rock; JérômeCouture – canor com influencias de jazz e pop; Guylaine Tanguay – cantora country; Judi Richards – cantora pop; Brigitte Boisjoli – cantora country; Virginie Cummins – cantora; Kim Richardson –autora; José Paradis – talento de voz.

Um novo jeito de comemorar, celebre na sua casa, virtualmente, esse 1º de julho diferente, que ficará marcado para sempre!